Notas Fiscais

MR
    🌱
    Mayara Reis
    🌱 0 pts

Boa tarde! Faço a contabilidade de uma empresa distribuidora de bebidas do simples nacional e, ao fazer os lançamentos contábeis, me deparei com situações que me deixaram em dúvida. Nos extratos bancários constam saídas (compras) que não possuem nota fiscal. Além de existirem notas fiscais em nome da empresa referentes a compras de mercadorias para revenda que foram pagas com recursos de um dos sócios, que também está pagando o aluguel da sede com sua conta pessoal.

Como agir nesses casos? Posso contabilizar? Como contabilizar?

2 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Mayara

A ITG 2000 diz o seguinte:

“5. A escrituração contábil deve ser executada:

(...)

e) com base em documentos de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos contábeis.”

Ou seja, se você tem um documento externo, como Recibos , cupons, ampara o lançamento da despesa na Contabilidade.

Quanto ao sócio pagar as contas como PF, você pode considerar como empréstimo do sócio para empresa, ou depende do caso e valores, uma integral de Capital social.

Espero ter ajudado.
    MR
    🌱
    Mayara Reis
    🌱 0 pts
    Não temos nenhum documento, além do extrato bancário, ele pode ser considerado um documento comprobatório? Caso não tenha nenhum documento para comprovar eu fico impossibilitada de fazer o lançamento? 
    Quanto a questão do sócio pagar as contas com o dinheiro de PF como seria o tratamento desse empréstimo do sócio para empresa? 

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.