(sem título)

RR
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia , alguem pode me ajudar com uma dúvida, a nova alíquota do Estado de Goiás de ICMS e 19% , porém empresas do Simplesmente, não vai sofrer alteração, somente lucro presumido e lucro Real porém , no Sefaz falaram que o que o cliente que estiver mercadoria com substituição Tributária vai ter que recolher a diferença em um DARF , porém a minha dúvida e o sistema de emissão de notas fiscal do meu cliente vai ter que ser alterado na tribulação do simples nacional pra 19% ???

1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Rosângela, boa noite.

As empresas optantes pelo Simples Nacional em Goiás seguem uma alíquota específica, diferente da alíquota padrão do estado. Portanto, mesmo que a alíquota padrão do ICMS em Goiás tenha sido alterada de 17% para 19% desde 01.04.2024, isso não afeta as empresas optantes pelo Simples Nacional.

No entanto, para produtos sujeitos ao regime de Substituição Tributária (ST), pode ser necessário recolher a diferença entre a alíquota interna do estado (19%) e a alíquota interestadual nas operações realizadas com outros estados. Isso ocorre quando o Simples Nacional não contempla a substituição tributária para esses produtos.

Nesse caso, seu cliente precisará calcular e recolher essa diferença de ICMS por meio de um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), conforme orientação da Secretaria da Fazenda de Goiás. No entanto, essa diferença não afeta a alíquota efetiva aplicada nas notas fiscais emitidas pelo sistema do Simples Nacional, que continua seguindo as regras do regime simplificado.

Portanto, não é necessário alterar a tributação das notas fiscais emitidas pelo sistema do seu cliente para refletir a alíquota de 19% do ICMS, a menos que haja outras disposições específicas para determinados produtos ou operações.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.