Prestação de Serviços com Material Aplicado

NS
    🌱
    🌱 0 pts

Estou com uma dúvida em relação a tributação do material adquirido para ser aplicado na prestação de serviço, em específico, para a instalações eletricas e hidraulicas, vou exemplificar valores para facilitar o entendimento.

Segue exemplo:
    Empresa prestadora de serviços enquadrada no Simples Nacional.
    Contrato de hidraulica e eletrica no valor de R$30.000,00.

R$10.000,00 referente a prestação de serviços
    R$20.000,00 Materiais aplicados na obra.

A nota fiscal de serviço deve estar constando o valor bruto da nota R$30.000,00 com as deduções referentes aos materiais aplicados?

A minha dúvida é em relação ao valor que será informado no PGDAS, eu devo preencher como "Prestação de serviços relacionados nos subitens 7.02, 7.05 e 16.1 da lista anexa à LC 116/2003, exceto para o exterior.
    Serviços da área da construção civil relacionados nos subitens 7.02 e 7.05 da lista anexa à LC 116/2006 e tributados pelo anexo IV, sem retenção/substituição tributária de ISS, com ISS devido ao próprio município do estabelecimento.

O valor da Receita deve ser os R$30.000,00 ou R$10.000,00 ?

A minha dúvida surge devido ao motivo de que os R$20.000,00 são referente a materiais aplicados, não estou auferindo lucro nesta operação, estou apenas adquirindo os materiais para o meu cliente, devo pagar tributos sobre os materiais aplicados na obra ou somente ao valor da prestação de serviço.

Desde já agradeço,

4 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá, Natalia, tudo bem?

Via de regra geral, não há previsão de dedução do valor dos materiais aplicados na prestação de serviços. A tributação é sobre o valor total da receita, e neste caso, como seu cliente recebeu na conta PJ dele os R$30.000, esse valor seria considerado receita pelo fisco.

No entanto, para os serviços previstos nos itens 7.02 e 7.05 da lista de serviços anexa à Lei Complementar nº 116/2003, é possível deduzir da base de cálculo do ISS o valor dos materiais aplicados. Para os demais tributos, a incidência ocorre normalmente.

(Res. CGSN nº 140/2018, art. 25, § 17)

Espero ter ajudado!

NS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde Thamires!

O CNAE principal do meu cliente é 43.21-5-00 Instalação e manutenção eletrica, e os secundarios (43.22-3-01/ 43.30-4-02/ 43.30-4-04/ 43.99-1-03)
    Nesse caso de dedução, a nota deve ser emitida com o valor e incluído a dedução em campo próprio, correto?
    E na hora declarar no PGDAS informo somente o valor de receita, desconsiderando o material aplicado?

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Natalia Maia Silva Olá, tudo bem?

Entendo que no PGDAS deve ser informado sempre o valor integral da receita, portanto, no seu exemplo seriam os R$30.000,00, já que a legislação federal não prevê a dedução de materiais da receita bruta para fins de apuração do Simples Nacional. A possibilidade de dedução dos materiais aplicados existe apenas em relação ao ISS nos serviços previstos nos subitens 7.02 e 7.05 da lista anexa à LC 116/2003, e mesmo assim depende da forma como o município regulamenta esse procedimento. Entendo então, que nesse caso, a nota fiscal deve ser emitida com o valor total do contrato e, se o sistema da prefeitura permitir, informado em campo próprio o valor dos materiais a deduzir.

Se o cliente não quiser pagar tributos sobre os materiais a partir de agora, a alternativa mais prática é que o próprio contratante da obra adquira diretamente esses insumos, ficando a nota de serviços restrita ao valor da mão de obra. Para confirmar o procedimento em relação ao ISS especificamente, recomendo sempre verificar a legislação do município ou consultar uma base de apoio como IOB ou Econet.

Espero ter ajudado!

NS
    🌱
    🌱 0 pts

Muito obrigada Thamires, agora ficou muito claro!
    Já informei ao meu cliente as possibilidades nesse caso com material.
    Um ótimo final de semana!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.