Reinf e esocial sem movimento

DA
    🌱
    🌱 0 pts

Olá,

Estou com a seguinte situação:

Uma empresa parou de ter movimento de folha de pagamento em 08/2025. Foi enviado o esocial e dctfweb sem movimento da competência.

Agora, enviei a REINF de janeiro referente a distribuição de lucro (competência 01/2026) e informaram para fechar a dctfweb de fevereiro tambem sem movimento.

E ai ficou assim:

Esocial 08/2025 sem.movimento - ativa

Reinf 01/2026 - ativa

Esocial 02/2026 sem movimento - ativa

Fiquei em dúvida pq em janeiro nao aparece “esocial” somente reinf. Entao, eu preciso enviar o esocial de janeiro sem movimento?

E na competência de fevereiro precisa fechar esocial ou reinf sem movimento para n gerar multas?

1 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Dandara

Como a empresa parou a folha em 08/2025 e o eSocial sem movimento já estava ativo, em janeiro/2026 não é necessário enviar eSocial sem movimento, pois houve fato apenas na EFD-Reinf, por isso a DCTFWeb de 01/2026 aparece somente com Reinf, o que é normal e correto.

Já na competência 02/2026, se não houver nem folha nem fatos na Reinf, é obrigatório declarar ausência de movimento em um dos sistemas (eSocial ou EFD-Reinf) para que a DCTFWeb seja gerada como sem movimento e não haja risco de multa.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.