RETENÇÃO DE INSS NOTA DE SERVIÇO

PL
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde!

Tenho uma cliente Pessoa Física, que emite nota de serviço para uma Associação, código do serviço 27.01 (Assistente Social). Ela trouxe as notas para eu fazer o Imposto de Renda Pessoa Física dela, percebi que nas notas não tem retenção nenhuma. Ela por trabalhar como Pessoa Física, não teria que reter o INSS em suas notas? Qual a porcentagem desse INSS?

3 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

PJ
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, colega!

Ao meu entender, sim deveria ter havido a retenção de INSS na fonte caso tenha presatdo serviço a uma PJ, no entando, mesmo não havendo a retenção na fonte, isso não exime a prestadora de serviços de recolher o INSS sobre o rendimento.

Autonomos como é o caso, podem recolher INSS de 11% ou 20% (Sugiro verificar cada peculiaridade). As guias podem ser geradas no site SAL da previdencia social.

SAL (https://sal.rfb.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/index.xhtml)

PL
    🌱
    🌱 0 pts

Então mesmo que ela comece a reter na nota dela 11%, ela tbm precisa pagar uma guia adicional de 11%, isso?

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Patricia, tudo bem?

Sim, por ser pessoa física prestadora de serviços, e emitindo nota diretamente para uma pessoa jurídica, ela estaria sujeita à retenção de INSS.

No caso do serviço de assistente social, a associação contratante deveria reter 11% sobre o valor bruto da nota, limitado ao teto do INSS. Essa retenção deve ser recolhida via GPS, pela própria contratante.

Se não houve nenhuma retenção nas notas, pode ser que a associação esteja descumprindo essa obrigação previdenciária. O ideal seria confirmar com ela se foi feito RPA à parte com os devidos descontos, ou se houve algum erro no procedimento.

Vale lembrar que essa informação impacta diretamente no IR da cliente e pode gerar risco de autuação para a fonte pagadora.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.