RETENÇÃO PCC e IR - IGREJA

DG
    🌱
    🌱 0 pts

Me tirem uma duvida…

Estou fazendo a contabilidade de uma igreja e ela toma alguns serviços, mas estou em duvida em relação as retenções na fonte de PCC e IR nos serviços abaixo:

11.02 Vigilância, segurança ou monitoramento de bens, pessoas e semoventes.

04.22 Planos de medicina de grupo ou individual e convênios para prestação de assistência medica, hospitalar, odontológica e congêneres.

É necessário fazer a retenção dos impostos? Se sim, 4,65% do PCC e 1,5% do IR?

Obs. as notas fiscais foram emitidas sem a retenção.

1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Daisiane

Sabemos que as Igrejas são imunes de pagamento desses imposto, mas na contratação ela é obrigada a realizar a retenção na fonte. INSTRUÇÃO NORMATIVA SRF Nº 459, DE 17 DE OUTUBRO DE 2004 - ART. 1°

§ 2º Para fins do disposto neste artigo, entende-se como serviços:

I - de limpeza, conservação ou zeladoria os serviços de varrição, lavagem, enceramento, desinfecção, higienização, desentupimento, dedetização, desinsetização, imunização, desratização ou outros serviços destinados a manter a higiene, o asseio ou a conservação de praias, jardins, rodovias, monumentos, edificações, instalações, dependências, logradouros, vias públicas, pátios ou de áreas de uso comum;

Recomendo a Leitura da IN acima mensionado, juntamente com o Decreto 9580 (Regulamento o IR) para auxiliar no entendimento dessa tributação.

Essas notas deveria vim com os impostos retidos informados.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.