Retificação na ECF 2022

CC
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, poderiam me ajudar? Eu preciso retificar uma ecf de 2022. Ela foi integralmente entregue como lucro real porém a empresa ficou no Simples Nacional até 31/7/22 e depois tributou no Perse alíquota Zero. Outra questão, isso impacta nas obrigações dos outros anos devido ao saldo? Qual medida preciso tomar?

3 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Camila

A medida correta é retificar a ECF 2022 para refletir exclusivamente o período de agosto a dezembro/2022, ajustando o enquadramento, refazendo a apuração contábil e fiscal apenas desse período e eliminando qualquer influência do Simples Nacional em LALUR, LACS, Parte B, prejuízo fiscal ou base negativa de CSLL, pois período no Simples não gera prejuízo fiscal nem saldos compensáveis.

O PERSE não dispensa a apuração do lucro, apenas zera a exigibilidade dos tributos, razão pela qual o lucro deve permanecer demonstrado na ECF.

Se, a partir da ECF 2022 incorreta, foram gerados ou utilizados prejuízos fiscais, bases negativas ou outros saldos em anos posteriores, haverá efeito cascata, exigindo também a retificação das ECFs seguintes e a revisão de ECD e DCTF/DCTFWeb, especialmente para garantir que a ECD 2022 contemple apenas o período fora do Simples, com balanço inicial em 01/08/2022.

Recomenda-se formalizar a retificação como correção espontânea, documentando o erro de enquadramento e confirmando, por cautela, a regular habilitação da empresa no PERSE em 2022, pois esse ponto tem sido objeto de questionamentos pela Receita Federal.

Espero ter ajudado.

CC
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura ajudou muito Ma. Como eu formalizo essa retificação? Seria um documento registrado em cartório?

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Camila Correia A retificação da ECF é formalizada exclusivamente pela transmissão da ECF retificadora no SPED, marcada como retificadora e vinculada ao recibo da ECF original, o que substitui integralmente a declaração anterior perante a Receita Federal, não havendo qualquer exigência de registro em cartório ou outro procedimento civil

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.