Setor de legalização

JT
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, pessoal preciso de ajuda com a Junta Comercial do Rio Grande do Sul. Vou explicar como eu penso pois se eu não consegui resolver é porque estou fazendo alguma coisa errada.Tenho um cliente que ele era MEI e foi desenquadrado recebeu a notificação de desenquadramento. Ele já é optante pelo Simples Nacional. No cartão do CNPJ o porte é ME e a Natureza Jurídica 213-5 EMPRESARIO (INDIVIDUAL). O cliente quer permanecer como individual. O documento de constituição é o requerimento do empresario. Então eu entrei na Junta. Comecei pela viabilidade e tenho a viabilidade deferida e coloquei o Evento Alteração do nome empresarial (firma ou denominação) pois quando eu marquei a opção 225 - Alteração da natureza jurídica o sistema mostra: O evento "Alteração da natureza jurídica" deve ser realizado com o evento "Alteração do nome empresarial (firma ou denominação)". Deixei a opção 220- 225, selecionei o enquadramento. Micro empresa. Junta Comercial marquei a opção empresario. Segui no final dá essa mensagem: 80 - 02-G7-056-Alteração de Natureza Jurídica para a mesma existente no cadastro. Então eu parei. Aonde está o meu erro?

7 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (7)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Janesa

O erro ocorre porque MEI não é natureza jurídica, e sim apenas um regime especial aplicado ao Empresário Individual. Com o desenquadramento do MEI, o seu cliente continua sendo Empresário Individual (natureza jurídica 213-5), exatamente como já consta no CNPJ, apenas deixa de ser MEI. Portanto, não existe alteração de natureza jurídica a ser feita na Junta Comercial, e por isso o sistema retorna a mensagem de que você está tentando alterar para a mesma natureza já existente.

O evento 225 – Alteração da Natureza Jurídica foi incluído indevidamente. Nesse caso, deve ser feito registro na Junta Comercial como: a mudança do nome empresarial (evento 220),e se precisar atualizar endereço, atividades ou capital.

Espero ter ajudado.

JT
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, obrigada pelo esclarecimento.

Eu já tenho uma viabilidade com o evento 220. Essa empresa não precisa alterar o capital e nem o endereço.

No DBE, Redesim, Meu Cnpj, alterar - coletor nacional, certificado digital, preenchi o município e o estado marquei a natureza 2135- empresário (individual) e informei a viabilidade deferida e trasmitir, com certificado digital e continuei. Na próxima tela apareceu só o botão de recuperar. Na tela FCPJ já estava marcado 220.Deu a seguinte mensagem: Seu ato constitutivo/alterador já foi registrado no respectivo órgão de registro? Marquei que não. Preenchi o representante legal, Verifiquei se tinha pendências e trasmitir.

Imprima o Protocolo de Transmissão do CNPJ

A análise e o deferimento desta solicitação serão efetuados pelo seguinte órgão:

Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul.

Essas informações estão corretas ?

JT
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura Como eu faço para solicitar o requerimento? Preciso resolver esse cliente. Eu pago pela orientação ou passo a passo.

JT
    🌱
    🌱 0 pts

Em que local eu solicito o requerimento?

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Janesa C Turcatto O Requerimento de Empresário é gerado dentro do processo da Junta Comercial, não é solicitado em outro órgão. Na JUCISRS ele é gerado automaticamente pelo sistema quando você seleciona o tipo correto de ato.

Após a viabilidade deferida:

• Escolha “Alteração”

• Natureza jurídica: 213-5 – Empresário Individual

Não selecione conversão, reenquadramento ou alteração de natureza jurídica.

Marque somente os eventos que realmente mudaram:

• 220 – Alteração do Nome Empresarial (se o nome mudou ao sair do MEI)

• NÃO marque 225 – Alteração da Natureza Jurídica

Ao avançar o sistema da Junta gera automaticamente o Requerimento de Empresário. Você não solicita esse documento separadamente, ele vem:

• com os dados atualizados

• vinculado ao processo de alteração

Assine o processo digital (gov.br ou certificado) - Pelo próprio empresário. Após isso:

• Conferir dados

• Protocolar

• Acompanhar o deferimento

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.