Simples Nacional - Comissões Vendas

RB
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, colegas!

Tenho uma cliente que é representante de instituição financeira, faz venda de créditos e consignados e recebe um comissionamento ao final do mês. Ela tem a empresa cadastrada, porém, até agora o pessoal não solicitou notas fiscais e fez repasses do comissionamento agora em março referente a fevereiro.

A minha dúvida é referente ao PGDAS, pois, como não tem nota sobre isso, como lanço no sistema para que ela possa recolher em cima dos recebíveis?

Outra coisa, a partir do próximo mês ela terá terceiros trabalhando junto com ela cujo comissionamento total virá a ser pago no seu CNPJ e posterior ela irá repassar estes valores. Apenas com recibo eu consigo lançar estas despesas?

3 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Boa tarde!

Vamos lá: Mesmo que eles não tenham solicitado, seria de obrigação da sua cliente emitir essa nota fiscal. Lembre-se que essa é uma das obrigações previstas em Lei.

O PGDAS, será processado por competência caso tenha escolhido essa opção. Se for isso, o mês a que se refere a tal nota fiscal, deve ser informado para o recolhimento do imposto devido. Não deve lançar apenas o que recebeu. O fato gerador neste caso, seria a “prestação” desse serviço a qual ela ganha a comissão.

Se ela faz uma nota fiscal em janeiro, então esse valor entra no simples de janeiro que vence em fevereiro, por exemplo.

Resumindo: Sugiro organizar a emissão de notas corretamente, para não correr o risco de fiscalizações e divergências declaradas.

Espero ter ajudado.

RB
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite, eu fiz esta recomendação a ela e orientei a fazer as notas, porém, este mês em questão ela não teve a emissão e a minha duvida seria referente a este valor sem a nota que temos no momento. Como faço o lançamento dele para recolhermos o imposto sobre?

E referente ao comissionamento dos terceiros depois, lanco como despesa?

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

@Renata Jaqueline Simoes Maia Botelho Neste caso, você deve recolher os impostos em cima do faturamento de fato, mesmo sem a nota referida. Sugiro recolher pelo valor total, e não pelos recebimentos.

Lembre-se que o seu respaldo será pela escrituração das notas e comprovantes.

Já o comissionamento a terceiros, é importante investigar de fato como é a sistemática. A depender, será lançado como um custo se tiver influência diretamente com a venda. Ou pode ser despesa, se de fato a venda não depender desse trabalho diretamente.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.