Simples Nacional - Obrigações

VR
    🌱
    🌱 114 pts

Boa tarde! Tenho um cliente do simples nacional, abri o CNPJ em novembro 2025, mas ele ainda não tem faturamento. Tenho enviado o PGDAS todo mês zerado.

Eu já tinha perguntado aqui anteriormente, sobre as obrigações mensais e obtive a informação que seria o envio mensal do PGDAS-D zerado e a a entrega da DEFIS até 31/03/2026. Que não há DCTFWeb nem eSocial se não houver pró-labore ou empregados, que é o caso deste cliente.

Ao consultar a situação fiscal no ECAC, apareceu que tem ausência de entrega da Declaração DCTFWeb. Alguém pode me ajudar?

6 respostas7 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

TM
    🌱
    🌱 0 pts

Estou com o mesmo probelma ! Obrigado pelo esclarecimento ajudou demais !

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Olá, boa noite!!!

Mesmo a empresa sem movimento, ela precisa enviar algumas declarações obrigatórias.

No caso do Simples, precisa enviar a primeira DCTFWEB sem movimento, o PGDAS mensal, e a DEFIS anual. Normalmente, são essas as declarações.

Pra enviar a DCTFWEB, você deve realizar o envio do E-social no primeiro mês de referência de abertura da empresa. Pode enviar só essa primeira, que as demais pendências serão extintas automaticamente.

Espero ter ajudado.

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

@Viviana Maria Ascari Rodrigues Sim, é necessário o envio, até a baixa da empresa. No caso de ser sem movimento, basta enviar a primeira declaração de cada ano (DCTFWEB no caso). Já o PGDAS você envia mensalmente.

VR
    🌱
    🌱 114 pts

@Marcos Faria boa noite. No caso de um Mei que foi desenquadrado e está no simples nacional desde 01/01/2026, também preciso enviar o DCTFWeb? Eu fiz a apuração do PGDAS de janeiro. Vai baixar este CNPJ, aguardando só um processo que foi aberto na receita, ser concluído.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.