OLá Kenia, bom dia.
Pode ser que ela esteja, pagando mais imposto do que o necessário. Daí a importância de um bom planejamento tributário. O ideal é estruturar os rendimentos para que a maior parte seja tributada via CNPJ.
Quando a comprovação de renda, o prolábore é válido.
Como o dentista não possui funcionários, o fator R (que considera a folha de pagamento) pode ser baixo, mas o próprio pró-labore pode ser considerado para calcular esse fator.
Espero ter ajudado
Dentista com CNPJ
Boa tarde. Um dentista que possui um um CNPJ também recebe na PF a mesma renda. Pelo que vi, no CPF, ele deve recolher de acordo com a alíquota progressiva do IRPF, INSS e ISS. Já no CNPJ seria 15% e com fator R, cairia para alíquota mínima de 6%. Não é prejuízo recolher das duas maneiras, ao invés de apenas pelo CNPJ?
Para fim de comprovação de renda, o próprio pró-labore serviria.
O valor mínimo de 28% pode ser do pró-labore do próprio dentista? Já que não possui funcionário.
Respostas da Comunidade (6)
Sim. Ele veio até mim para tirar essa dúvida pois estava sendo tributado no CNPJ e PF a mesma renda. Eu disse que iria estudar o caso para informa-lo. Pensei o mesmo, que talvez esteja pagando mais do que o necessário. Nesse caso ele poderia usar somente o CNPJ e a conta física somente para recebimento do pró-labore?
Se ele estiver pagando alíquota de 15% de imposto no Simples Nacional (sem considerar o fator R) pode estar sendo instruído a pagar até R$2.826,65 dos rendimentos na pessoa física porque até esse valor, a alíquota consiste em 7,5% (menor que na alíquota do CNPJ). O que acha desse raciocínio? Porque não consigo compreender outro motivo para estar fazendo dessa forma. Desde já muito obrigada!
@Kenia Fidelis Rosa Não fez sentido para mim, precisa analisar um cenário completo. Qual seria o valor do prolabore para compensar essa alíquota de 7,5% de IR para na PF?
Num exemplo que calculei agora, mesmo com fator R e a diminuição da alíquota de 15% para 6%, pagaria metade do imposto no CNPJ, mas em compensação, no IR ficaria muito alto. Ou, também pode estar fazendo o lançamento no Carnê-Leão para poder deduzir gastos com aluguel de consultório, etc.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.