Bom dia, Silvia.
Atividades pertencentes ao anexo V serão sempre anexo V. O que a fará alternar para o anexo III será o fator R mesmo. E, neste cenário, como a empresa já existe, será a conta da fórmula de folha de salários (últimos 12 meses) / faturamento bruto (últimos 12 meses de todos os cnaes)
Esse é o pior cenário, na minha opinião. Pois, dificilmente será aplicado anexo III por conta dos números anteriores e tenderá a ficar apto apenas caso altere as folhas nos próximos 12 meses.
Dúvidas sobre Fator R e enquadramento de nova atividade no Simples Nacional
Pessoal, estou com algumas dúvidas sobre uma empresa do Simples Nacional que acabou de incluir uma nova atividade no CNPJ.
A situação é a seguinte: a empresa tinha uma atividade principal enquadrada no Anexo III. Recentemente, adicionamos uma atividade secundária que, de acordo com a legislação, deveria ser enquadrada no Anexo V. Sei que o enquadramento pode mudar para o Anexo III se o Fator R, ou seja, se a razão entre a folha de salários e o faturamento bruto dos últimos 12 meses for igual ou superior a 28%.
Minhas dúvidas são as seguintes:
No Simples Nacional, os impostos são calculados separadamente para cada atividade, considerando a receita que cada atividade gera? Ou seja, mesmo que as atividades tenham anexos diferentes, os impostos são calculados separadamente e depois gera uma única guia de pagamento que é o DAS?
No caso da nova atividade incluída no CNPJ, que ainda não teve nenhuma receita, ao calcular o Fator R, devo considerar o faturamento bruto acumulado dos últimos 12 meses da empresa como um todo, ou devo considerar o faturamento zerado para essa nova atividade?
Existe alguma regra específica para o inicio de uma nova atividade no Simples Nacional, em termos de enquadramento nos anexos? Por exemplo, a atividade pode começar no Anexo III, com reavaliação após um período, como 12 meses? Ou ela sempre começa no Anexo V e só pode ser transferida para o Anexo III se o Fator R for atendido?
Respostas da Comunidade (2)
@Paulo H. Pereira Obrigada por me responder, o cliente está buscando uma forma de pagar menos impostos, mas, até o momento, não consegui nenhuma uma solução dentro da legislação que permita sair do Anexo V.
Já pensei em varias teorias! rsrsrs
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.