Lucro Presumido

PP
    🌱

Tenho um potencial cliente na seguinte situação: ele comprou um CNPJ com o objetivo de obter maior crédito em bancos, alterou a atividade principal, o nome da empresa, etc. Ele trabalha com compra e venda de carros usados. Antes de adquirir o CNPJ, operava de forma informal, sem emitir notas fiscais (NFs).

A compra do CNPJ e a abertura da conta PJ ocorreram em junho. No final de novembro, o cliente me procurou solicitando a apuração de todos os impostos pendentes desde a aquisição do CNPJ e a abertura da conta PJ. Solicitei o relatório de pendências fiscais, que segue em imagem logo abaixo.

A empresa está enquadrada no regime de Lucro Presumido. Como não houve emissão de notas fiscais desde junho, apenas movimentação financeira na conta, surgem as seguintes dúvidas:

1. Ele deve pagar todos os tributos federais mesmo sem emissão de notas fiscais?

2. Em relação ao ICMS, é necessário pagar o imposto mesmo sem emissão de NF?

3. Foi sugerido adicionar uma atividade de prestação de serviços para pagar ISS, mas sem emissão de NF também não é viável, correto?

4. Posso colocar tudo como SEM MOVIMENTO para emitir a DCTF e afins para não existir mais pendências fiscais? Pois como disse, não NF

As pendências fiscais indicadas no relatório referem-se a omissões de declarações.

Por favor, me ajudem com orientações. Grato!

2 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Pablo, boa noite.
    1. Provavelmente não terá tributos, a não ser que tenha rendimentos financeiro.
    2. O ICMS é devido sobre a circulação de mercadorias. Se não houve emissão de notas fiscais, tecnicamente não houve circulação formal de mercadorias, o que pode complicar a situação. No entanto, a movimentação financeira pode ser interpretada como indício de operações comerciais, o que pode gerar a obrigação de pagar o ICMS
    3.Para a prestação de serviços, o ISS é devido sobre o valor dos serviços prestados. Sem a emissão de notas fiscais, não há como comprovar a prestação de serviços, o que inviabiliza o pagamento correto do ISS.
    4.Se a empresa não teve movimentação operacional, patrimonial ou financeira, pode ser declarada como "sem movimento" na DCTF. Isso pode ser feito para regularizar a situação fiscal e evitar pendências. No entanto, é importante garantir que realmente não houve nenhuma atividade que gere obrigação tributária.
    Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.