Peculiaridades do Agro

TI
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, estou a enfrentar um desafio, que por sinal já foi aceito…

Sobre um CNPJ da Agropecuária Lucro Presumido, minha pergunta seria devo me atentar a alguma em especifico? ou Segue basicamente a mesma coisa de uma empresa normal do Lucro Presumido?

• Agropecuária ramo Comercio e Industria

2 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Thiago, boa noite.

A agropecuária apresenta algumas particularidades em relação à tributação, especialmente no regime de Lucro Presumido. Aqui estão alguns pontos importantes a serem considerados:

1. Diversidade de atividades: O setor agropecuário abrange uma ampla gama de atividades econômicas, o que pode influenciar o cálculo dos impostos.

2. Impostos específicos: Existem tributos direcionados especificamente para o setor agropecuário. Um exemplo é o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), que incide sobre a posse de imóveis rurais.

3. Lucro Presumido: No regime de Lucro Presumido, os impostos são calculados com base em uma margem de lucro presumida, a qual varia de acordo com a atividade realizada. No agronegócio, a margem presumida é de 8% para a venda de produtos agropecuários e de 32% para a revenda desses produtos.

4. Alíquotas do Lucro Presumido: As alíquotas aplicadas no Lucro Presumido podem alcançar até 13% sobre o faturamento do agronegócio, incidindo sobre as operações planejadas pela empresa.

5. Incentivos fiscais: O setor agropecuário pode se beneficiar de incentivos fiscais, como a isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em operações de crédito rural e a isenção de impostos na importação de máquinas e equipamentos utilizados na atividade rural.

Portanto, apesar de haver similaridades com outras empresas que operam no regime de Lucro Presumido, é importante considerar as especificidades do setor agropecuário ao lidar com sua tributação.

Espero ter ajudado!

TI
    🌱
    🌱 0 pts

Muito obrigado, pode me indicar outros caminhos por onde devo estudar, sinto falta de assunto mais práticos ou exemplos, no modulo do AGRO aqui da escola contábil.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.