PRO LABORE E DISTRIBUIÇÃO DE LUCRO

R
    🌱
    🌱 0 pts

Cliente presta serviços e funciona como renda extra, ou seja, não tira pró labore todo mês, pois tem mês que não consegue fazer 1 salário minímo, minha dúvida é, se ela quiser pegar o dinheiro do ano que tá no caixa da empresa, ela pode tirar pró labore em dezembro e realizar distribuição de lucros?

2 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Raphael, boa tarde,
    O pró-labore é a remuneração pelo trabalho realizado pelo sócio na empresa e deve ser declarado mensalmente, mesmo que o valor seja variável. Se a cliente não retirou pró-labore durante o ano, ela pode fazer uma retirada em dezembro, mas deve estar ciente de que essa retirada será sujeita a impostos e contribuições previdenciárias.

A distribuição de lucros pode ser feita desde que a empresa tenha lucros acumulados e que esses lucros sejam devidamente apurados e registrados na contabilidade. A distribuição de lucros não está sujeita a impostos, desde que a empresa esteja em conformidade com a legislação fiscal e contábil.
    Espero ter ajudado

R
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro essa é minha dúvida, pois tem mês que não chega ao um salário mínimo aí ele não consegue tirar pro labore e por isso tá juntando pra retirar final do ano, minha dúvida era se poderia tirar só um mês de pro labore e o restante distribuição

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.