Sublimite do SN ultrapassado

MO
    🌱
    🌱 0 pts

Prezados, tenho dúvidas em como efetuar o cálculo dos impostos quando uma empresa extrapola os dois limites, por exemplo, faturou 5 milhões em um ano.

Nesse caso, eu sei que ela deixa de ser optante do Simples Nacional no exercício seguinte, mas e quanto ao iss e icms? Como são feitos os cálculos? A partir de quando se calcula por fora?

Agradeço a ajuda 🙂

1 respostas7 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Murilo, bom dia.
    O recolhimento de ICMS e/ou ISS por fora do Simples Nacional é é necessário que se ultrapasse o sublimite do Simples Nacional, para saber quando começar a recolher esses impostos for fora do Simples Nacional considere as seguintes regras:

• Início do ano-calendário:

• Se o valor da receita bruta do ano anterior for superior ao sublimite, mas inferior ou igual ao limite do Simples Nacional, o recolhimento desses impostos deve ser feito fora do DAS;

• Durante o ano-calendário:

• Se o valor da receita bruta do ano corrente ultrapassar o sublimite em até 20%, mas permanecer dentro do limite do Simples Nacional, ICMS e/ou ISS são recolhidos por fora no ano-calendário seguinte;

• Se o valor da receita bruta do ano corrente ultrapassar o sublimite em mais 20%, mas permanecer dentro do limite do Simples Nacional, ICMS e/ou ISS são recolhidos por fora a partir do mês seguinte.
        Quanto aos cálculos, sugiro a leitura do Art. 24 da Res. CGSN 135

Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.