Comparativo PJ e PF

AL
    🌱
    🌱 0 pts

Estou com algumas dúvidas em relação ao cliente ser PJ, posso colocar um pró-labore maior? Colocando um valor mais alto isso implicaria no aumento do meu imposto de renda ou não? E sobre o INSS, ele pode contribuir com 20%? No cálculo eu usei 11%. O cliente é fonoaudiólogo e atua como autônomo

5 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Adrielly

O Pró Labore pode ser escolhido entre os valores disponíveis na tabela do INSS, ou seja, do salário Mínimo ao teto da previdência. A alíquota do INSS não altera, será 11% para qualquer valor recolhido dentro do limite acima mensionado.

O valor do IR vai depender também da tabela desse tributo, mas quanto maior o valor maior o imposto.

Para PF o IR é a mesma regra do PJ, segue o valor da tabela, quanto maior a remuneração, maior o imposto.

O INSS tem a alíquota de 11% que para autônomos é permitido apenas para salário mínimo, acima disso é aplicado a alíquota de 20%.

Espero ter ajudado.

OC
    🌱
    🌱 0 pts

Essa questão da alíquota do autônomo também sempre me gerou dúvida, não sei se pode recolher sobre os 11% (plano simplificado) ou tem que ser sempre sobre 20% sobre o faturamento?

MF
    🌱
    🌱 4 pts

@Obcon Contábil

Existe dois planos para autônomos

O plano Simplificado - Alíquota de 11% apenas sobre o salário mínimo, e só pode aposentar por idade, demais benefícios são iguais.

Esse plano só pode ser escolhidos por autônomos que preste serviço apenas para PF, se este prestar para PJ ou a ela equiparada é obrigatório o recolhimento do INSS na alíquota de 20% que é o Plano Tradicional. Nesse Plano, o autônomo tem direito a todos os benefícios, além de aposentar por tempo de contribuição e pode optar em recolher o INSS sobre o valor desejado, que esteja dentro dos valores do Salário mínimo ao Teto da Previdência.

Espero ter ajudado.

OC
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura Ajudou e muito! O autônomo pode informar o INSS no imposto de renda para deduzir, no carnê leão, em qualquer uma das duas opções (simplificado ou normal)?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.