Contabilidade para Cartórios

AA
    🌱
    🌱 0 pts

Oi gente ! Estou com um possível cliente nessa área e queria muito a orientação sobre como é e como funciona a contabilidade para cartorios, o que é de nossa responsabilidade, etc. Esse é um cartório com 9 funcionários. E estou na dúvida quanto a contabilidade, fiscal e etc.. Agradeço quem puder me ajudar. Não encontrei aulas.

8 respostas21 visualizações

Respostas da Comunidade (8)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Ana, tudo bem?

Normalmente cartório não é pessoa jurídica, e sim uma serventia exercida por pessoa física (tabelião/registrador) por delegação do Estado, então a contabilidade não segue regimes como Simples ou Lucro Presumido; na prática, o trabalho do contador envolve o controle das receitas (emolumentos) e despesas (folha, encargos, aluguel, sistemas, materiais etc.), com apuração mensal do resultado via Carnê-Leão (IRPF). Além disso, o departamento pessoal é uma parte importante — ainda mais com 9 funcionários — incluindo folha, admissões, demissões, férias, e-Social, FGTS e INSS/DCTFWeb. O titular também recolhe INSS como contribuinte individual (geralmente 20%), e o cartório está sujeito ao ISS conforme regras do município. A contabilidade formal não é obrigatória, sendo comum o uso de livro caixa, mas um controle mais completo pode ser um diferencial. Em resumo, sua atuação será focada na gestão financeira da pessoa física, apuração do IRPF, rotinas trabalhistas e cumprimento das obrigações acessórias.

Espero ter ajudado.

TO
    🌱
    🌱 6 pts

@Ana Gabriela Silva De Almeida Mesmo não sendo uma pessoa jurídica comum, o cartório possui CNPJ próprio e é considerado empregador para fins trabalhistas e previdenciários.

Assim, as admissões devem ser feitas utilizando o CNPJ do cartório.

Espero ter ajudado.

AA
    🌱
    🌱 0 pts

@Thainan Oliveira Desculpa ainda estou com dúvidas. Como eu vou lançar as despesas de folha no carnê Leão se ele não estão cadastrados no CPF e sim na PJ?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.