DÚVIDA SOBRE O SIMPLES NACIONAL

AF
    🌱
    🌱 0 pts

Gostaria de tirar uma dúvida, se não for incomodar, claro. Sou contador recém formado e estou começando a ingressar na contabilidade para empresas optantes do simples nacional. Estou com uma dúvida sobre o reconhecimento do DIFAL. Nas aulas que tive sobre Simples Nacional, aprendi que o DIFAL só será devido quando a empresa adquirir mercadoria, bem para uso ou imobilizado. Contudo, muitos contadores da minha cidade aplicam o DIFAL para todas aquisições da empresa, seja elas uso ou mercadoria para revenda. Qual é o correto realmente?

3 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

PP
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, Akelysson;

Do que tratam as empresas do Simples Nacional, o entendimento é de que recolha-se o diferencial sob todas as entradas (Salvo casos especiais como de ST, Diferimento e etc). O caso do texto negritado, em tese, aplicaria diretamente a empresa de regime RPA pois o ICMS seria recolhido já sob o valor de venda e não sob o valor de custo/ compra como ocorre no Simples Nacional;

Ementa

ICMS – Diferencial de alíquotas – Aquisição interestadual de mercadorias por contribuinte optante pelo Simples Nacional.

I. O cálculo do diferencial de alíquotas devido pelos contribuintes optantes pelo Simples Nacional deve ser efetuado sem a inclusão do montante do ICMS devido ao Estado de destino na sua própria base de cálculo, não importando a destinação da mercadoria adquirida (comercialização, industrialização, uso, consumo ou integração ao Ativo Imobilizado).

Fonte: RESPOSTA À CONSULTA TRIBUTÁRIA 26248/2022, de 22 de agosto de 2022.

Assim como outras consultas.

AF
    🌱
    🌱 0 pts