Plano de saúde

PA
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia pessoal,

Tenho um cliente que contratou um plano de saúde no PJ dele enquadrado no SN, sei que o plano deve ser pago pela empresa e considera como despesa da PJ. Mas como é do SN não vai deduzir imposto da PJ. Posso descontar do pró-labore dele para usar na declaração do IR e como fazer isso? tenho que gerar algum documento?

1 respostas14 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Patrícia

Para um sócio de PJ no Simples Nacional que tem plano de saúde, a empresa pode pagar o plano e registrar como despesa operacional, mas isso não reduz o imposto do Simples. Para que o sócio possa deduzir o plano no IRPF, é necessário que ele assuma o custo efetivo. A forma mais segura é descontar o valor do plano do pró-labore: a PJ paga o plano normalmente, mas no holerite do sócio o valor é lançado como desconto de benefício pessoal, reduzindo o pró-labore líquido. Com isso, o sócio se torna o responsável pelo custo, permitindo a dedução integral no IRPF.

É recomendável manter holerite com desconto, contrato do plano e comprovantes de pagamento, garantindo prova fiscal. Contabilmente, a empresa registra a despesa normalmente, enquanto o desconto no pró-labore aparece como dedução do sócio, sem impacto tributário na PJ. Essa estrutura evita questionamentos da Receita e garante que o sócio aproveite o benefício fiscal.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.