Regras para Condominios

CS
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal, bom dia!
    Gostaria de orientações sobre como a reforma tributária impactará os condomínios. Trabalho em uma administradora de condomínios e estou começando a assistir da minha pós contratada.

Se puderem me direcionar para qual materiais de estudo ou conteúdos confiáveis, ficarei muito grata!

1 respostas20 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Cinara

A Reforma Tributária impactará os condomínios principalmente de forma indireta. As taxas condominiais, em regra, não devem ser tributadas pelo IBS e CBS, mas serviços contratados pelo condomínio (portaria, limpeza, manutenção, administração etc.) passarão a seguir as novas regras. Já as administradoras de condomínios serão diretamente afetadas, precisando se adaptar às normas do IBS e da CBS, revisar contratos e acompanhar mudanças nos custos e obrigações fiscais.

Um detalhe importante da LC 214/2025 é que ela inclui os condomínios entre as entidades equiparadas a fornecedores para determinados fins do novo sistema tributário, o que não significa tributação automática de todas as suas atividades, mas demonstra que suas operações precisarão ser analisadas com mais cuidado.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.